JÚLIO CESAR
O DEPUTADO DO NORDESTE
Em defesa do Municipalismo

Julio Cesar cobra a redução do lucro dos bancos ao ministro da economia

Julio Cesar questionou Guedes sobre o spread bancário no Brasil que é um dos maiores do mundo

O coordenador da bancada do Nordeste, deputado federal Júlio César (PSD), em vídeoconferência com o ministro da Economia, Paulo Guedes, questionou que o spread bancário no Brasil é um dos maiores do mundo e pediu providências quanto a isso. Segundo o deputado, o lucro dos cinco maiores bancos do país, sendo dois deles oficiais, foi de R$ 100 bilhões em momento de crise.
Júlio César pediu providÊncias ao ministro Paulo Guedes, porque não justifica esse lucro excessivo do sistema bancário. “Esse sistema financeiro do Brasil tem um dos maiores spreads do mundo. E estão apenas em cinco bancos. Isso não se justifica”, reclamou o deputado ao ministro da Economia.
Júlio César frisou ainda que os bancos pagam as tarifas, serviços, pagam a folha de pessoal, com cerca de 400 mil empregados e mais os encargos trabalhistas, divide parte do lucro com os funcionários e ainda dá um lucro de 40 a 50 bilhões de reais. “E isso sem emprestar um centavo a ninguém. O lucro do ano passado foi de R$ 100 bilhões. Como se controla esse excesso de spread para aumentar os juros no Brasil?”, questionou o parlamentar na videoconferência. 
O spread bancário é a diferença entre o que os bancos pagam na captação de recursos e o que eles cobram ao conceder um empréstimo para uma pessoa física ou jurídica. Spread significa margem. Numa explicação simples seria como se você depositasse um dinheiro na poupança e o banco lhe pagasse juros de 6% ao ano. O banco pega o seu dinheiro e empresta para terceiros a juros de 25% ao ano. O spread seria essa diferença de 19% entre o valor que o banco paga para ter o seu dinheiro e o valor que vai receber por emprestar o seu dinheiro.

Tecnologia do Google TradutorTradutor