Notícias


03/12/2019 18:06

Júlio participa de II Encontro de alunos da Rede e-Tec

Alunos do curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec  do SENAR Piauí dos polos de Guadalupe, Teresina, Campo Maior e Parnaíba participaram, no último sábado (16), do segundo Encontro promovido pela coordenação regional, desta vez, a cidade escolhida foi Guadalupe – PI onde conheceram o maior projeto de irrigação do Piauí - os Platôs de Guadalupe.

A abertura do evento contou com a presença do presidente do Sistema FAEPI SENAR – PI, deputado federal Júlio César, do superintendente do SENAR-PI, Diego da Paz, da prefeita de Guadalupe, Neidinha Fernandes, secretários e vereadores do município.

No discurso de abertura, Júlio César deu boas-vindas e falou da oportunidade ímpar em compartilhar conhecimentos. “Encontros como esses só tem a somar, são bastante positivos, pois há uma troca de experiências e conhecimentos, tenho certeza que nossos alunos, ao terminar o curso estarão preparados e com projetos exitosos”, disse.

Uma vasta programação foi organizada com palestras, durante a manhã, que abordaram os temas : Socioemocionais para o século 21: como ser um empreendedor de sucesso, com a psicóloga e pedagoga Celina Lira; Fruticultura irrigada, perspectivas e tendências de crescimento no agronegócio, com o engenheiro agrônomo da Embrapa, Dr. Valdemício Ferreira e Economia e desenvolvimento do Piauí – Atualidade e perspectivas, com o economista, Dr. Felipe Mendes.

Segundo Reginaldo Veloso, coordenador regional da Rede e-Tec, o objetivo do evento é aproximar cada vez mais os estudantes do que eles irão vivenciar na prática enquanto profissional e conhecer novas culturas, além da interação entre polos. “Desde o primeiro encontro procuramos fazer a diferença. Neste segundo evento fizemos uma programação diversificada, com profissionais gabaritados para as palestras técnicas e visita de campo no polo de fruticultura, tema central do encontro”, falou.

Para o superintendente do SENAR-PI, Diego da Paz a realização de eventos desta natureza reforça o comprometimento da instituição com o  ensino e agradece os produtores da região pela parceria. “O contato dos alunos com outras culturas é muito importante para observar na prática o que aprendem em sala de aula, percebemos as turmas engajadas e agradecemos os convidados que ministraram excelentes palestras e aos produtores que prontamente aceitaram apresentar o trabalho desenvolvido nas suas propriedades para os nossos alunos”, explicou Diego Paz.

A tarde aconteceu a visita de campo nos Platôs de Guadalupe: estação de bombeamento; lotes de banana e goiaba irrigadas. Para o tutor Fernando Soares, do polo de Parnaíba, é uma oportunidade enriquecedora conhecer o funcionamento de outras culturas. “É muito importante esta vivência. Na nossa região temos os Tabuleiros Litorâneos aqui estamos conhecendo o perímetro irrigado, vendo o funcionamento, conversando com os produtores”, explica.

“A visita foi bastante proveitosa, não conhecia Guadalupe. Conhecendo a área de cultivo percebemos que é uma região bastante produtiva e é interessante conhecer outras realidades”, ressalta Aloísio Andrade, aluno do polo Teresina.

O encontro foi encerrado a noite com um jantar de confraternização para os 135 alunos, tutores e colaboradores da coordenação da Rede e-Tec Piauí.

Fonte: Ascom Sistema FAEPI SENAR PI