Notícias


26/11/2019 10:58

Júlio se posiciona contrário à extinção de pequenos municípios

Como defensor dos municípios brasileiros, o deputado federal Júlio César (PSD) se pronunciou, na última quarta-feira (6), na tribuna da Câmara do Deputados sobre a proposta do Ministério da Economia, que visa extinguir os municípios com menos de cinco mil habitantes.

Se aprovada, a proposta deverá retirar do mapa mais de 12 mil municípios. Júlio apresentou, a partir de dados, que em 1991, o país tinha 4.491 municípios. Em 2000, este número cresceu para cinco mil. Hoje, já são 5.570, ou seja, mais de mil foram criados de 1991 até 2019.

A descentralização da gestão municipal é apoiada por Júlio e como municipalista, ele não vê retrocesso com a atual quantidade de municípios.
“Eu não conheço, no Brasil, nenhum município pequeno que tenha não melhorou sua infraestrutura e condições de vida de cada homem ou mulher”, destacou o deputado.

Contrário à proposta, Júlio aponta ser um passo atrás ao novo pacto federativo e reafirma crescimento ao invés de prejuízo.
“Faço apelo ao ministro da Economia. Isso não é economia, é centralizar a gestão pública. Esta descentralização com criação de municípios tem ajudado muito a melhorar a vida do povo brasileiro”, finaliza o parlamentar.